TURMINHA LEGAL/ LENDO TIRINHAS
Histórias em
quadrinhos, seqüência de imagens e fatos, reconhecimento da linguagem coloquial
e onomatopéias, ordenação dos fatos ; compreensão de textos.
Objetivos da
atividade:
- · Reconhecer e analisar que as histórias em quadrinhos é um texto que tem a intenção de comunicar, bem como compreender as imagenscom as quais se defrontem em diferentes situações de participação social, interpretando-os corretamente e inferindo as intenções de quem as produz.
- · Levar os alunos a reconhecerem os fatores responsáveis pela unidade dos sentidos do texto;
- · Interagir com materiais, instrumentos e procedimentos variados;
- · Edificar uma relação de autoconfiança com a produção artística pessoal, respeitando a produção do colega;
- Identificar os elementos envolvidos na produção de Histórias em quadrinhos;
Planejamento da aula:
- Analisar Atividade do AAA5 – Estilo,
Coerência e Coesão – Unidade 18 – Aula 3 – Lendo Tirinhas pag. 53 até 58.
- Selecionar texto complementares;
- Preparar as atividades;
- Recortar uma historia em quadrinhos
para os alunos montarem sequência.
1ª Aula e 2ª Aula – Data:12/11/2009
Arrumar a sala em semicírculo
Pedir que fizessem a leitura silenciosa do texto tirinha
Realização d atividade escrita
Correção oral da atividade escrita
Leitura da biografia de Maurício de Souza
Comentários sobre os sonhos, fantasias, objetivo de vida de cada pessoa
Ler para os alunos o texto “Mônica vista pela pessoa Mônica”
Entrega da atividade: Como você seria se Mauricio de Souza resolvesse
criar um personagem criada em você.
3ª e 4ª Aula – Data:13/11/2009
Leituras de Gibis e comentários
5ª e 6ª Aula – Data: 16/11/2009
Arrumar a sala em grupos de três
Montar uma sequência de historia em quadrinhos;
Apresentação no data – show o processo de criação de historias em
quadrinhos usando o CD ROOM da revista CD – Criança Turma da Mônica Chico Bento
COMENTÁRIOS A RESPEITO DA ATIVIDADE
“Lendo tirinhas” foi desenvolvida em etapas e complementadas
com outros textos e outras atividades.
O trabalho com tirinhas deve ter objetivos
definidos, promovendo situações didáticas com o intuito de ampliar a visão de
mundo e inserir o educando na cultura das historias em quadrinhos.
A turma da Mônica é uma garotada que atrai
crianças e adultos. São conhecidos, possuem um cotidiano parecido com os dos infantes.
Suas características psicológicas são tão marcantes quanto a aparência física.
São gulosos, sonhadores, vão à escola, tem medo, falam errado, usam gírias,
altos baixos ,magros gordos , etc.
A Turma da
Mônica traz um grande número de personagens. Cada um com características peculiar, mostrando a diversidade dentro de
uma sociedade. Maurício ressalta a importância de aprender a viver com as
diferenças. Monica é gorducha e dentuça; Cebolinha é dislexo; Cascão não gosta
de tomar banho; Magali é gulosa...
Toda criança
coloca apelidos nos colegas. Esses apelidos muitas vezes não são aceitos e se
transformam em menosprezo. Foi uma boa
oportunidade para falar sobre eles. Os
“apelidos” que usam cognomes depreciativos que surgem no universo das
salas de aula e pelo qual alguns alunos
ficam sendo conhecidos, já que são tirados de alguma particularidade
física ou moral.
Ressaltar que os meninos implicam com a Mônica, mas eles
são amigos e juntos são capazes de realizar grandes ações.
Nas
histórias em quadrinhos a linguagem verbal está sempre associada a linguagem
icnográfica dos quadrinhos que se apresentam de modo sequencial, seguindo
a ordem dos acontecimentos. É um texto
onde o leitor participa da trama lendo, interpretando traços, gestos,
movimentos dos personagens. É uma leitura fácil e de uso popular. A lógica para
apreciar os quadrinhos exige a ligação entre o roteiro, o texto, o intertexto,
a metalinguagem, além da leitura da imagem, do enquadramento, das cores, da
disposição dos ícones e dos símbolos.
O fascínio das imagens convida os
leitores a lê, reler, imaginar através de balões e onomatopéias. Nos balões
estão as falas, os pensamentos, os sentimentos revelados pelos modelos abertos
, fechados, tremidos, pontilhados , flutuantes em forma de nuvem ou algodão . O
tom e o volume da voz são diferenciados , podendo ser gritado, sussurrado ou normal. Nas onomatopéias
os barulhos , ruídos, sons ganham força pela representação das cores, tamanho
da fonte, aliada a intensidade das vogais. O que atrai a atenção e a percepção,
provocando riso esatisfação.
Quando apreciamos
a leitura da biografia de Mauricio de Souza fez-se necessário comentar sobre “os nossos sonhos” . Falei sobre
persistência em realizar um objetivo, principalmente “os sonhos” A
importância entre querer e lutar para
realizar, e querer e não ter coragem para enfrentar os desafios...
Para falar sobre criação de um
personagem levei para sala de aula o
texto Monica . Os docentes ficaram
impressionados com o fato de que existiu “uma realidade durante o processo criativo da Mônica” . Acharam
engraçado o fato da menina Mônica não
discernir realidade da ficção.
Comentei sobre
o fato de eles imaginarem que a novela juvenil “Malhação” é realidade. Além do
mais, nós sempre estamos imitando algum artista.
No momento
da leitura das revistas houve encantamento. Ficaram felizes. Gostaram e acharam
duas aulas insuficientes para essa atividade. Puderam escolher a história de acordo com o seu personagem
preferido. Lê o que tem que afinidade e
o que gosta, é mais importante do que lê
o que lhes mandam. O objetivo da leitura é outro. O prazer, a satisfação toma
conta do ser e age no subconsciente sendo mais eficaz no desenvolvimento das
habilidades leitoras.
A hora da produção textual foi bem diferente do que eles
estão acostumados. Construímos histórias em quadrinho da Turma da Mônica, usando
o Revista
Cd Criança: Turma da Mônica + Chico
Bento.
Para essa atividade usamos o computador.
A tecnologia e a mídia tornou o processo rápido , eficiente e agradável. O
resultado foi muito bom.
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