quinta-feira, 28 de junho de 2012

TURMINHA LEGAL/ LENDO TIRINHAS

Histórias em quadrinhos, seqüência de imagens e fatos, reconhecimento da linguagem coloquial e onomatopéias, ordenação dos fatos ; compreensão de textos.


Objetivos da atividade:

  • ·         Reconhecer e analisar que as histórias em quadrinhos é um texto que tem a intenção de comunicar, bem como compreender as imagenscom as quais se defrontem em diferentes situações de participação social, interpretando-os corretamente e inferindo as intenções de quem as produz.
  • ·         Levar os alunos a reconhecerem os fatores responsáveis pela unidade dos sentidos do texto;
  • ·         Interagir com materiais, instrumentos e procedimentos variados;
  • ·         Edificar uma relação de autoconfiança com a produção artística pessoal, respeitando a produção do colega;
  • Identificar os elementos envolvidos na produção de Histórias em quadrinhos;
Planejamento da aula:
  • Analisar Atividade do AAA5 – Estilo, Coerência e Coesão – Unidade 18 – Aula 3 – Lendo Tirinhas pag. 53 até 58.
  • Selecionar texto complementares;
  • Preparar as atividades;
  • Recortar uma historia em quadrinhos para os alunos montarem sequência.


1ª Aula e 2ª Aula – Data:12/11/2009

Arrumar a sala em semicírculo
Pedir que fizessem a leitura silenciosa do texto tirinha
Realização d atividade escrita
Correção oral da atividade escrita
Leitura da biografia de Maurício de Souza
Comentários sobre os sonhos, fantasias, objetivo de vida de cada pessoa
Ler para os alunos o texto “Mônica vista pela pessoa Mônica”
Entrega da atividade: Como você seria se Mauricio de Souza resolvesse criar um personagem criada em você.


3ª e 4ª Aula –  Data:13/11/2009


Leituras de Gibis e comentários

5ª e 6ª Aula – Data: 16/11/2009

Arrumar a sala em grupos de três
Montar uma sequência de historia em quadrinhos;
Apresentação no data – show o processo de criação de historias em quadrinhos usando o CD ROOM da revista CD – Criança Turma da Mônica Chico Bento


COMENTÁRIOS A RESPEITO DA ATIVIDADE

“Lendo tirinhas”  foi desenvolvida em etapas e complementadas com outros textos e outras atividades.
     O trabalho com tirinhas deve ter objetivos definidos, promovendo situações didáticas com o intuito de ampliar a visão de mundo e inserir o educando na cultura das historias em quadrinhos.
      A turma da Mônica é uma garotada que atrai crianças e adultos. São conhecidos, possuem um cotidiano parecido com os dos infantes. Suas características psicológicas são tão marcantes quanto a aparência física. São  gulosos, sonhadores, vão à  escola, tem medo, falam errado, usam gírias, altos baixos ,magros gordos , etc.
      A Turma da Mônica traz um grande número de personagens. Cada um com características  peculiar, mostrando a diversidade dentro de uma sociedade. Maurício ressalta a importância de aprender a viver com as diferenças. Monica é gorducha e dentuça; Cebolinha é dislexo; Cascão não gosta de tomar banho; Magali é gulosa...
      Toda criança coloca apelidos nos colegas. Esses apelidos muitas vezes não são aceitos e se transformam em  menosprezo. Foi uma boa oportunidade para falar sobre eles. Os  “apelidos” que usam cognomes depreciativos que surgem no universo das salas de aula e pelo qual alguns alunos  ficam sendo conhecidos, já que são tirados de alguma particularidade física ou moral.
Ressaltar que os meninos implicam com a Mônica, mas eles são amigos e juntos são capazes de realizar grandes ações.
        Nas histórias em quadrinhos a linguagem verbal está sempre associada a linguagem icnográfica dos quadrinhos que se apresentam de modo sequencial, seguindo a  ordem dos acontecimentos. É um texto onde o leitor participa da trama lendo, interpretando traços, gestos, movimentos dos personagens. É uma leitura fácil e de uso popular. A lógica para apreciar os quadrinhos exige a ligação entre o roteiro, o texto, o intertexto, a metalinguagem, além da leitura da imagem, do enquadramento, das cores, da disposição dos ícones e dos símbolos.
       O fascínio das imagens convida os leitores a lê, reler, imaginar através de balões e onomatopéias. Nos balões estão as falas, os pensamentos, os sentimentos revelados pelos modelos abertos , fechados, tremidos, pontilhados , flutuantes em forma de nuvem ou algodão . O tom e o volume da voz são diferenciados , podendo  ser gritado, sussurrado ou normal. Nas onomatopéias os barulhos , ruídos, sons ganham força pela representação das cores, tamanho da fonte, aliada a intensidade das vogais. O que atrai a atenção e a percepção, provocando riso esatisfação.
        Quando apreciamos a leitura da biografia de Mauricio de Souza  fez-se necessário comentar  sobre “os nossos sonhos” . Falei sobre persistência em realizar um objetivo, principalmente “os sonhos” A importância  entre querer e lutar para realizar, e querer e não ter coragem para enfrentar os desafios...
         Para falar sobre criação de um personagem  levei para sala de aula o texto Monica .  Os docentes ficaram impressionados com o fato de que existiu “uma realidade  durante  o processo criativo da Mônica” . Acharam engraçado o fato da menina Mônica  não discernir realidade da ficção.
        Comentei sobre o fato de eles imaginarem que a novela juvenil “Malhação” é realidade. Além do mais, nós sempre estamos imitando algum artista.
         No momento da leitura das revistas houve encantamento. Ficaram felizes. Gostaram e acharam duas aulas insuficientes para essa atividade.  Puderam escolher  a história de acordo com o seu personagem preferido. Lê o que tem que afinidade  e o que gosta, é  mais importante do que lê o que lhes mandam. O objetivo da leitura é outro. O prazer, a satisfação toma conta do ser e age no subconsciente sendo mais eficaz no desenvolvimento das habilidades leitoras.
A hora da produção textual foi bem diferente do que eles estão acostumados. Construímos histórias em quadrinho da Turma da Mônica, usando o Revista Cd  Criança: Turma da Mônica + Chico Bento.
      Para essa atividade usamos o computador. A tecnologia e a mídia tornou o processo rápido , eficiente e agradável. O resultado foi muito bom.





















Nenhum comentário: